Missão

A Faculdade Católica do Cariri, orientada por princípios éticos e cristãos, tem por missão desenvolver e difundir o conhecimento e a cultura e promover a formação integral e permanente dos cidadãos e profissionais comprometidos com a vida e com o progresso da sociedade.

A Faculdade...

Como Instituição, a Universidade nasce com a responsabilidade pela preservação do “saber universal”, isto é, o saber de todas as ciências, de todos os tempos e de todas as culturas. Ela reúne um grande número de “faculdades”. Posteriormente, as “faculdades” passam a se constituírem como instituições que reúnem grande número de cursos, ou seja, áreas específicas do conhecimento que, em si, não poderiam traduzir a universalidade do saber humano, historicamente produzido.

...Católica...

O termo traduz a sua adesão à religião católica. Trata-se, portanto, de uma instituição “confessional” ou, declaradamente religiosa. Isso exige a preservação dos valores e dos princípios ensinados pela Igreja Católica.

... do Cariri...

O Cariri é considerado uma região geo-econômica que ocupa a porção meridional do Ceará. Limita-se com os Estados do Pernambuco, Piauí e Paraíba, situado-se no centro da Região Nordeste do Brasil, possuindo, assim, uma posição estratégica em virtude da eqüidistância e de suas relações com os centros mais dinâmicos da Região. O Cariri nasceu e se desenvolveu dentro da perspectiva de centro de uma área que, antes de pertencer aos estados, sempre se viu como uma unidade histórico-cultural-econômica centrada na Chapada do Araripe que a distinguia das demais. A Diocese do Crato, desde a sua criação vem atuando no Cariri nos vários campos da Pastoral Diocesana. No campo específico da educação, foi pioneira no Ensino Superior no interior do Estado. Dando continuidade a este empenho, a Diocese cria a FACULDADE CATÓLICA DO CARIRI, propõe cursos descentralizados estendendo-se pelo espaço diocesano.

... orientada por princípios...

Princípios são pontos de partida, referências, quadros de valores. Eles indicam de onde partem nossas atitudes e opções; mostram os nossos limites e as nossas fronteiras, ou seja, aquilo até onde podemos ir, até onde nossas decisões podem chegar e o que não podemos aceitar ou admitir.

...éticos...

Os princípios éticos são as nossas referências humanísticas: a valorização da vida, o respeito ao outro, a opção para defender valores como a liberdade, a justiça, a honestidade, a verdade e o bem.

... Cristãos...

Os princípios cristãos se referem aos valores ensinados pelo Evangelho, pela tradição da Igreja, pela teologia cristã. São alguns exemplos: o amor ao próximo, a atitude de pedir e de oferecer o perdão, a solidariedade, a partilha, a fraternidade universal, o desprendimento e a pobreza, a paz e a igualdade.

... tem por missão...

A palavra missão pode ser usada em vários sentidos: refere-se ao ato de designar um grupo a cumprir certa tarefa, refere-se também, a uma incumbência ou encargo; finalmente, pode, ainda, significar uma “delegação divina”. Normalmente, as organizações utilizam o termo no segundo sentido aqui apresentado: ao falar de missão institucional, se pretende destacar os encargos ou as incumbências daquela organização. Assim, entendemos a missão da FACULDADE CATÓLICA DO CARIRI.

...desenvolver e difundir o conhecimento...

A Faculdade é o lugar propício para o desenvolvimento do conhecimento, tarefa jamais concluída. Compete a ela a difusão ou oferta desse conhecimento à comunidade e ainda buscar novas formas de explicar o mundo por meio de teorias explicativas e sempre provisórias e falíveis.

... e a cultura...

A cultura é, ao mesmo tempo, “produto” e “atributo” do humano. Enquanto produto, ela representa a capacidade humana de criar objetos, formas, sons, símbolos, instituições, códigos etc. Enquanto atributo, diz respeito ao ser biológico que se torna humano por ser portador de inteligência, com capacidade de pensar e de ter consciência de si e do mundo.

... promover a formação integral...

Os princípios que norteiam a ação da FACULDADE CATÓLICA DO CARIRI têm por base valores ensinados pelo Evangelho e aplicados ao desenvolvimento da intelectualidade das aptidões técnicas, da afetividade, sociabilidade e espiritualidade.

... e permanente...

A ciência evolui, a cultura se modifica, novos valores se colocam em cena, novas realidades sociais se apresentam a nós. A educação integral deve ser permanente e capaz de dar respostas novas a novos desafios, seja aos estudantes, seja a toda a comunidade.

... de cidadãos e de profissionais...

A educação integral já supõe a formação tanto do cidadão quanto do profissional. Na missão da FACULDADE CATÓLICA DO CARIRI, profissionais são pessoas que sabem “fazer”; cidadãos são homens e mulheres que sabem “viver”. A cidadania implica ainda a sensibilidade para atuar em comunidade, desenvolvendo o espírito de solidariedade e de responsabilidade social.

... comprometidos com a vida...

Comprometimento exige mais do que ciência ou consciência, requer envolvimento, participação, generosidade, capacidade de se colocar a serviço. O respeito à vida é o princípio ético mais importante, todas as demais regras de conduta servem para preservá-lo

... e com o progresso da sociedade.

A conclusão de um curso superior na FACULDADE CATÓLICA DO CARIRI deve ser, além da realização de um projeto pessoal, a condição para a realização de um projeto onde a pessoa se realiza e a sociedade cresce como um todo.