Comissão Própria de Avaliação (CPA)

I. O que é a CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) foi criada mediante Portaria N.º 05/2010 - DG, em 01 de setembro de 2010 e atua desde então. A comissão encontra-se legalizada:

De acordo com o disposto no art.11 da Lei 10.861/04, cada instituição deve constituir uma CPA com as funções de coordenar e articular o seu processo interno de avaliação e disponibilizar informações. Todas as CPAs precisam ser cadastradas no INEP, como a primeira etapa de uma interlocução sistemática e produtiva com vistas à efetiva implementação do SINAES.

Saiba mais, consultando as “Orientações Gerais para o Roteiro da Auto-avaliação das Instituições” (2004, p. 9), disponível no site do Ministério da Educação (MEC).



II. Quem faz parte da CPA?

Os membros que constituem a comissão foram escolhidos por uma eleição do colegiado do curso de Filosofia da Faculdade Católica do Cariri (FCC), entre os quais estão:

• Um representante do Corpo Docente (que será o Coordenador da CPA)

• Um representante do Corpo Discente

• Um representante do Corpo Administrativo

• Um representante da Sociedade Civil (Comunidade).



III. O que a CPA faz?

A CPC realiza anualmente a AVALIAÇÃO INTERNA (Auto-avaliação), sendo este o primeiro momento, enquanto que a segundo é Avaliação Externa (feita pelos pesquisadores do INEP/MEC).



IV. Quando?

A realização das Avaliações Institucionais acontece sempre na mesma data, isto é, no segundo semestre de cada ano, por volta dos meses de outubro e novembro.



V. Quais os objetivos da Avaliação Institucional (primeira etapa)?

Segundo o documento do MEC (“Orientações Gerais para o Roteiro da Auto-avaliação das Instituições”, 2004, p. 5-6):

A avaliação interna ou auto-avaliação tem como principais objetivos produzir conhecimentos, pôr em questão os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição, identificar as causas dos seus problemas e deficiências, aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo, fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais, tornar mais efetiva a vinculação da instituição com a comunidade, julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos, além de prestar contas à sociedade.

De acordo com o mesmo documento (2004, p. 6), compreendemos o que significa a “auto-avaliação”:

A Avaliação Interna é um processo contínuo por meio do qual uma instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social. Para tanto, sistematiza informações, analisa coletivamente os significados de suas realizações, desvenda formas de organização, administração e ação, identifica pontos fracos, bem como pontos fortes e potencialidades, e estabelece estratégias de superação de problemas. A avaliação interna ou auto-avaliação é, portanto, um processo cíclico, criativo e renovador de análise, interpretação e síntese das dimensões que definem a Instituição.



Saiba mais:

Fazer download de:
Auto-avaliação Institucional – Ano 2010 – Relatório Final – Curso de Filosofia

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC)
Site: http://www.mec.gov.br/

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS (INEP)
Site: http://portal.inep.gov.br/

COMISSÃO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (CONAES)
Link: http://portal.inep.gov.br/superior-avaliacao_institucional

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES)
Link: http://download.inep.gov.br/download/superior/sinaes/orientacoes_sinaes.pdf

DIRETRIZES PARA A AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Link: http://www.clicpersonal.com.br/ppa/assets/download/Diretrizes_Avaliacao_Institucional.pdf

LEGISLAÇÃO E NORMAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Link: http://portal.inep.gov.br/superior-condicoesdeensino-legislacao_normas

Outros:
http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/conae/documento_referencia.pdf

Outros documentos referentes à CPA [PDF]

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