Pós-Graduação em Bioética

A Bioética é o ramo da ética que mais se discute na atualidade. Diversos são os espaços onde hoje se preocupa com esta área do conhecimento humano que trata dos princípios orientadores da conduta humana no campo biomédico. Em um sentido mais amplo, no entanto, a Bioética não se limita ao âmbito médico, mas inclui todos os problemas morais que têm a ver com a vida em geral, estendendo-se a questões ligadas ao meio ambiente e os experimentos com os animais. A bioética abarca as questões éticas acerca da vida que surgem nas relações entre biologia, medicina, política, direito, filosofia, sociologia, antropologia, teologia... No Brasil, sobretudo no início do século XXI, têm sido fundados comitês de ética em todas as Instituições de Ensino Superior, assim como também tem sido freqüente o tema em congressos, cursos e na imprensa nacional e internacional, tendo em vista o avanço nas pesquisas biomédicas e de fármacos.

OBJETIVO GERAL:

Oferecer aos profissionais das diversas áreas os conhecimentos necessários à compreensão dos problemas éticos relacionados à vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Capacitar os profissionais para o ensino da Bioética em nível superior;

2. Incentivar e preparar os profissionais no que diz respeito às pesquisas nos diferentes campos da Bioética;

3. Conscientizar os profissionais sobre a urgência das discussões em torno das questões éticas referentes à vida;

4. Preparar os profissionais para a atuação em comitês de Ética, a saber: Pesquisas em seres humanos, animais e plantas transgênicas.

PÚBLICO ALVO

Participantes e profissionais das áreas de saúde e humanas – médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, biomédicos, fonoaudiólogos, odontólogos, farmacêuticos, filósofos, historiadores, sociólogos, pedagogos e demais profissionais que possam se interessar pelo debate em torno da Bioética.

METODOLOGIA

O curso será presencial e desenvolvido através de aulas com profissionais com reconhecido conhecimento. As aulas serão divididas em módulos que ocorrerão a cada três semanas. Serão utilizados métodos pedagógicos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem, bem como o processo dialético entre o facilitador e o participante. Todas as disciplinas são obrigatórias e utilizarão metodologias baseadas na problematização de idéias, situações e a utilização de textos, através de aulas expositivas interativas e participativas, dinâmicas, simulações, estudos dirigidos e trabalhos em grupos. O curso está dividido em dois blocos temáticos de disciplinas: o primeiro, ligado diretamente ao campo filosófico e o segundo, com disciplinas específicas da área de saúde, ambos terão profissionais específicos de cada área, agindo sempre interdisciplinarmente.

AVALIAÇÃO E CONDIÇÕES PARA APROVAÇÃO NO CURSO

Serão utilizados diversos métodos de avaliação para a certificação do atendimento dos objetivos de aprendizagem do participante. Considera-se que cada módulo constitui um conjunto de objetivos de aprendizagem indispensáveis ao curso; portanto, o desempenho do participante deverá ser aferido módulo a módulo, quanto ao atendimento de seus objetivos, participação em sala de aula e a freqüência/assiduidade às atividades. Em todos os módulos será exigido um mínimo de 70% (setenta por cento) da avaliação certificativa; bem como, uma freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) às atividades presenciais por módulo para fins de aprovação. Ao fim do curso, o participante deverá elaborar e entregar um artigo, constituído de no mínimo 20 laudas (fonte Arial tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5), em que irá discorrer sobre uma temática dentro do contexto proposto pelo curso. Será considerado aprovado o participante que: concluir todos os módulos com a freqüência e as notas mínimas exigidas, e obtiver aprovação do trabalho de conclusão do curso. O certificado será emitido para o participante que esteja quite com a secretaria e a tesouraria do curso.

DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO

No ato da matrícula os candidatos deverão apresentar duas fotos 3x4 recentes, comprovante de pagamento da taxa de matrícula e fotocópia autenticada dos seguintes documentos:

• Diploma de graduação (ou Certidão / Declaração de Conclusão);

• Histórico da Graduação;

• Identidade;

• CPF;

• Curriculum;

• Comprovante de residência.

LOCAL DE INSCRIÇÃO:

FACULDADE CATÓLICA DO CARIRI Rua Cel. Antônio Luiz, 1068 – Pimenta – Crato – CE (em frente ao HEMOCE do Crato) Telefone: (88) 3521-0880

INSCRIÇÕES ABERTAS

INSCRIÇÃO: R$ 50,00 INVESTIMENTO: 15 X R$ 220,00 VAGAS: 40

Componentes Curriculares

Download da Ficha de Inscrição